MATÉRIAS l NEWS

Sofrimento e tristeza


Sofrimento e tristeza

Depois de saudar e explicar por que estava demorando a ir para Corinto, como lemos no primeiro capítulo, Paulo revela um pouco de seu sofrimento. 

Porque, se eu vos entristeço, quem me alegrará, senão aquele que está entristecido por mim mesmo? 2 Coríntios 2:2 

O que Paulo está querendo dizer no versículo dois, é que não tem muito sentido ele entristecer a igreja, pois, se fizesse isso, portanto, quem poderia animá-lo? Um grupo de pessoas tristes? Portanto, não tem lógica Paulo entristecer quem poderia alegrá-lo. 

Porque, no meio de muitos sofrimentos e angústias de coração, vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que ficásseis entristecidos, mas para que conhecêsseis o amor que vos consagro em grande medida. Ora, se alguém causou tristeza, não o fez apenas a mim, mas, para que eu não seja demasiadamente áspero, digo que em parte a todos vós; basta-lhe a punição pela maioria. 2 Coríntios 2:4-6 

Neste trecho, Paulo menciona, no versículo 4, suas lágrimas ao escrever a carta. Depois ele faz uma referência a alguém que tinha sido censurado pela igreja por algo que havia feito. É pouco provável, no entanto, que se trata da pessoa mencionada em 1 Coríntios 5. Quando Paulo fala da maioria, ele está dizendo, dessa forma, que o cristão rebelde havia sofrido boa disciplina e, portanto, se arrependido. No entanto, algumas pessoas queriam punir este homem ainda mais. 

Paulo intercede pelo homem 

Então, lemos que Paulo pede uma forma diferente de agir. 

De modo que deveis, pelo contrário, perdoar-lhe e confortá-lo, para que não seja o mesmo consumido por excessiva tristeza. Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor. E foi por isso também que vos escrevi, para ter prova de que, em tudo, sois obedientes. 2 Coríntios 2:7 a 9 

Neste trecho lemos que Paulo temia uma disciplina excessiva, pois isso poderia levar tal pessoa a uma grande tristeza. Assim, Paulo incentivou a igreja a demonstrar amor a este homem. Embora, a igreja tivesse aceitada a orientação do apóstolo, ainda faltava obediência em todos os aspectos, como lemos no versículo nove. 

A quem perdoais alguma coisa, também eu perdoo; porque, de fato, o que tenho perdoado (se alguma coisa tenho perdoado), por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios. 2 Coríntios 2:10,11 

Ao falar que ele também perdoava, Paulo demonstra a importância do perdoar. Quando não perdoamos um irmão arrependido, o inimigo usa essa oportunidade para sugerir a esta pessoa que ela não consegue mais alcançar o perdão. 

Seguido este caso, Paulo fala que o irmão precisava ser perdoado e restaurado à comunhão, para que Satanás não colocasse, dessa forma a pressão da acusação própria. Além disso, enquanto o problema não fosse resolvido, haveria uma barreira entre Paulo e a igreja. 

Estudo bíblico 2 Coríntios 2 – Paulo e Tito 

A partir do versículo 12, lemos Paulo se abrindo com a igreja de Corinto. 

não tive, contudo, tranquilidade no meu espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; por isso, despedindo-me deles, parti para a Macedônia. Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. 2 Coríntios 2:13,14 

O apóstolo parece ter ficado imaginando, portanto, como seria a recepção de uma carta tão severa. Falando do triunfo de Jesus, Paulo faz uma analogia, portanto, a um romano conquistador. 

Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas? 2 Coríntios 2:15,16 

O incenso era queimado durante os desfiles romanos assim, da mesma forma, o cristão faz um trabalho que exala um bom perfume. 

Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus. 2 Coríntios 2:17 

O termo mercadejando é uma analogia aos negócios, portanto, Paulo explica que os falsos mestres negociavam a Palavra d Deus visando lucro, ao contrário dele, que não cobrava nada. 

Conclusão do estudo de 2 Coríntios 2 

No nosso estudo bíblico de 2 Coríntios 2, aprendemos profundamente sobre sinceridade, perdão e conforto nas tribulações. Paulo destacou a importância de carregar no coração o amor de Cristo e a coragem diante dos desafios.  

Acredito que este estudo bíblico de 2 Coríntios é essencial para fortalecer nossa caminhada espiritual, já que nos ajuda a encontrar força na fragilidade e a reconhecer o poder da graça divina. 

 




   Voltar   

Copyright 2025 - Rádio Mais Louvor    •    Grupo Alphanet Hosting