MATÉRIAS l NEWS

Estudo bíblico de 2 Coríntios 1


Estudo bíblico de 2 Coríntios 1

Recomendo que você leia 1 coríntios antes do estudo. Mas fica tranquilo, que eu vamos te dar uma mãozinha, replicando os principais versículos do nosso estudo bíblico de 2 Coríntios 1. 

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia. 2 Coríntios 1:1 

Neste primeiro versículo fica claro que o objetivo de Paulo era compartilhar a carta não apenas aos coríntios, mas também àqueles que moravam ao redor, pois ele menciona Acaia, região sul da Grécia e Macedônia. Corinto era a capital. 

Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo. 2 Coríntios 1:4 e 5 

Aqui lemos que Paulo usa o termo tribulação, palavra usada 14 vezes em 2 Coríntios. Isso reforça a ideia de que Deus permite que passemos por problemas, com o propósito de  aperfeiçoar a nossa fé. Os sofrimentos do próprio Paulo são relacionados com o sofrimento de Cristo, pois essa relação tem objetivo de ajudar outros cristãos que passavam por tribulações. 

Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos. Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda, 2 Coríntios 1:8-10 

A província onde Éfeso se localizava era o centro do ministério de Paulo, sendo Éfeso a principal cidade. Estudiosos não sabem ao certo porque Paulo se desesperou, conforme mencionado neste trecho. Aparentemente, a ameaça não poderia ser anulada por nenhum tipo de ajuda, somente a vinda de Deus, que tem poder para, inclusive, ressuscitar os mortos. Talvez, o fato de não mencionar a tribulação na Ásia pode indicar que os coríntios já soubessem do que se tratava. 

Estudo de 1 Coríntios 1: 11 a 16 

Vamos para a segunda parte de nosso estudo de 1 Coríntios capítulo a 

Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito. 2 Coríntios 1:11 

Este relato positivo da igreja, trazido por Tito, foi uma forma de incentivar Paulo sobre a intercessão como podemos ler também em Romanos 15:30 e 31, Filipenses 1:9 e Colossenses 4:12. 

Porque nenhumas outras coisas vos escrevemos, senão as que já sabeis ou também reconheceis; e espero que também até ao fim as reconhecereis. Como também já em parte reconhecestes em nós, que somos a vossa glória, como também vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus. 2 Coríntios 1:13,14 

Alguns cristãos de Corinto estavam acusando Paulo de escrever uma coisa, mas querendo dizer outra. O termo “o dia do Senhor Jesus” é uma referência à segunda vinda de Jesus. 

E por vós passar à Macedônia, e da Macedônia ir outra vez ter convosco, e ser guiado por vós à Judéia. 2 Coríntios 1:16 

Seguindo o estudo de 2 Coríntios 1, lemos que Paulo pretendia visitá-los duas vezes, mas mudou de planos por causa de seus oponentes, que o acusavam de ser indeciso e imaturo. 

Parte final 

Estamos chegando à parte final de nosso estudo bíblico de 2 Coríntios 1. Fala sério. Você está pensando “mas já?”. Que bom! Isso significa que está gostando. 

E, deliberando isto, usei porventura de leviandade? Ou o que delibero, o delibero segundo a carne, para que haja em mim sim, sim, e não, não? Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra para convosco não foi sim e não. 2 Coríntios 1:17,18 

O termo “segundo a carne” é uma referência aos interesses pessoais. Ao escrever o “sim e o não”, Paulo estava explicando que não havia falado que iria a Corinto, mas também não tinha dado esta certeza. Houve mudanças de planos, somente isso, e não um planejamento, como algumas pessoas estavam apontando. 

Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós. 2 Coríntios 1:20 

Ao dizer que são nele sim, Paulo está confirmando que as promessas de Deus são infalíveis e o nosso amém é uma forma de concordarmos com Deus. 

O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações. 2 Coríntios 1:22 

O selo significa segurança e confiabilidade. Deus cumprirá suas promessas, assim, como um rei cumpria o que estava decretado em documento selado. 

Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vosso gozo; porque pela fé estais em pé. 2 Coríntios 1:24 

O capítulo termina com uma explicação do apóstolo de que ele não está forçando ninguém a lhe obedecer. Ele está agindo como cooperador, visando a alegria de andarem com Jesus.

 




   Voltar   

Copyright 2025 - Rádio Mais Louvor    •    Grupo Alphanet Hosting